Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
Professores da Unemat têm projetos aprovados pela Lei de Fomento à Cultura
Professores da Unemat têm projetos aprovados pela Lei de Fomento à Cultura
29/06/2007 14:06:46
por Coordenadoria de Comunicação Social
Artista plástico Claudyo Casares vai ilustrar livro organizado por professora da Unemat
Artista plástico Claudyo Casares vai ilustrar livro organizado por professora da Unemat

Dois professores da Unemat tiveram projetos aprovados por meio da Lei Estadual de Fomento à Cultura 2007. O resultado foi publicado em Diário Oficial de 12 de junho. Na área de “Humanidade”, a professora Beleni Salete Grande teve aceita a proposta “Corpo, Educação e Cultura: práticas Sociais e maneiras de Ser” e na área de “Patrimônio”, Elias Januário vai desenvolver o projeto “Cultura e Diversidade do Povo Ikpeng”.

“Cultura e Diversidade do Povo Ikpeng”:

O projeto submetido pelo professor Elias Januário prevê a publicação de quatro livros na língua indígena. A proposta é o resultado do trabalho pedagógico do projeto de formação de professores da Unemat, denominado Terceiro Grau Indígena. “A publicação cumpre uma etapa específica do Projeto que é subsidiar as escolas nas aldeias com material didático-pedagógico específico”, explica o coordenador Januário.

Cada exemplar traz uma temática e as concepções que o povo tem dos elementos: terra, água, mato e mito sobre a origem do Ikpeng. Foram três anos de pesquisas realizadas por Korotowi, Maivá e Iokoré (egressos do Terceiro Grau Indígena) junto aos moradores mais antigos das aldeias. “Além de valorizar a língua, preserva e divulga o arcabouço de saberes e conhecimentos tradicionais daquelas comunidades”.

Será um investimento de R$ 15 mil, garantidos por meio da Lei de Cultura para a publicação de mil exemplares de cada título. As obras serão distribuídas em escolas indígenas e não-indígenas. A apresentação de cada livro e explicação vem em Português. Entretanto, nem todo o conteúdo é traduzido. “Existem alguns saberes que não podiam ser revelados, e não houve autorização para isso, pois são conhecimentos próprio da comunidade”, conclui o professor Januário.

“Corpo, Educação e Cultura: práticas Sociais e maneiras de ser”

O livro organizado pela Professora Beleni Salete Grando, do Departamento de Educação Física, reúne textos de pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso, IES brasileiras e de Portugal, abordando sob diferentes óticas como as pessoas expressam sua maneira de ser, sua educação e personalidade através das práticas corporais. “Buscamos levar para um debate nacional e até internacional o que temos pesquisado na Unemat por meio do Núcleo de Estudos sobre o Corpo, Educação e Cultura”, pontua Beleni.

A edição vai trazer textos dos autores: José Luiz Strub (Unemat Sinop) que realiza relato das experiências lúdicas com crianças; Beleni Salete Grando (Cáceres) analisa como as pessoas expressam sua maneira de ser a partir de uma visão antropológica de pesquisa com Bororos de Mato Grosso, Lucilene Neves (Tangará da Serra) desvela relações de gênero na cultura Parecis expressas nos jogos; Vilma Pinho (Tangará da Serra) trabalha com as crianças afro-descendentes em escolas de Cuiabá; Tatiane Lebre e Orozina Cândida de Freitas debatem o tema sob a ótica da psicologia.

Dialogam com os pesquisadores da Unemat, Cleomar Gomes e José Luiz Falcão, ambos da UFMT; Silvana Goellner (UGFGS), Manoela Hasse (Universidade Técnica de Lisboa-PT). Prefaciado por Ana Márcia Silva (UFSC) o livro conta ainda com ilustrações de Claudyo Casares. Este projeto vai receber financiamento no valor de R$ 16 mil.

O edital de 2007 aprovou 64 projetos culturais, com recursos do Fundo Estadual de Fomento à Cultura.

Mais informações podem ser obtidas na Unemat pelo telefone (65)3221-0000.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 140315
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada